Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Faça algo por sua privacidade: reduza as permissões dos aplicativos e use um gerenciador de senhas

Para muitos a privacidade na internet é impossível. Para mim, sempre é possível minimizar a exposição (e os riscos) com bom senso e mãos na massa. Vai encarar?


Quando pensamos na privacidade na internet, imediatamente lembramos dos nossos vídeos e fotos nas redes sociais. Talvez porque parece que somos nós que tomamos a iniciativa: nós postamos, nós compartilhamos. Quanto mais ativos somos, maior o risco de cometermos um erro e de publicarmos o que deveria ser mantido privado.

Também nos vem à cabeça os vazamentos de dados e as invasões de sites. Mesmo que não tenhamos o que esconder, ninguém gostaria de ver suas fotos privadas disponíveis na internet, muito menos as fotos dos nossos filhos: no futuro, quem sabe onde irão parar e quais as consequências de serem utilizadas por criminosos.


O que acontece por baixo do pano?

Em um mundo 100% conectado, o que acontece quando a tela dos nossos smartphones está desligada é tão ou mais importante do que pensamos. Como todo mundo, achamos mais fácil entrar em um site ou serviço utilizando as credenciais das nossas redes sociais. É fácil. É conveniente. Mas aí começa o perigo...

São os aplicativos os principais vilões na perda da nossa privacidade. Mas os culpados somos nós. A preguiça de usar um gerenciador de senhas, com uma senha diferente para cada site, nos leva a juntar tudo em baixo do mesmo guarda-chuva.

Os aplicativos deveriam apenas “usar” as credenciais das nossas redes sociais. Na prática, ganham acesso a todos os nossos contatos, localização, postagens... Todos os nossos dados pessoais formam uma grande massa que nos identifica e aí, adeus privacidade. Propaganda direcionada é a coisa mais ingênua que acontece. O seu aplicativo de fitness pode aumentar o preço do seu seguro saúde.


A privacidade possível

Vença a preguiça e coloque mãos à massa. Entre em suas principais contas sociais, revise um por um os aplicativos que usam suas redes sociais. Desative as opções de acesso aos seus contatos (quando não é necessário para o aplicativo), à sua localização aproximada (por que os aplicativos têm que saber onde você esteve?) e às suas postagens:


 Para fazer login em um serviço ou site você não precisa conceder todas as permissões: basta o acesso básico! Depois, perca o medo de começar a utilizar já um gerenciador de senhas que faça login com segurança e automaticamente nos sites e serviços que você utiliza. É fácil! Funciona em Windows, Mac, Android e IOS.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo