Se você é dono ou gerencia um negócio que ainda não possui recursos empresariais de grandes empresas, há boas chances de que a sua equipe utilize alguns serviços de nuvem no dia a dia. Como por exemplo, o Google Apps for Business, MS Office 365, Dropbox, uma plataforma de CRM ou contabilidade. É raro que consigam trabalhar de forma completamente local, na verdade, 73% das pequenas empresas que entrevistamos disseram que usam um ou mais desses serviços para melhorar a produtividade e a eficiência empresarial. O que muitas vezes falta é a garantia de que os dados na nuvem não serão indevidamente utilizados ou vazados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEid6Y_b9_SB-H3ohb_LWEIZg0Iq2sSB8TFmxx9KLW_1Wg061J1kRXYspWB6BllgAeUfFFMeddzGnGM6D7GY_uBUks2Q6NfC01RwEARUuP8NYPLM4bnOKKhZw6XbxLk3Wor9kN-xUGClizo/s320/breach-responsibility-1024x672.jpg)
Você pode pensar que esses aspectos de segurança são responsabilidade dos provedores de serviços na nuvem. Infelizmente, ao utilizá-los, o compromisso com a proteção de dados não é transferido para terceiros. Mesmo que a ferramenta prometa mecanismos excelentes de segurança, seus funcionários podem atrapalhar a eficácia por algum engano ou negligência.
A raiz do problema está no desentendimento sobre quem é responsável por proteger aplicações ou serviços de nuvem. De acordo com nossa pesquisa, 59% das empresas de pequeno a médio porte pensam que os provedores precisam cuidar dos arquivos em locais de compartilhamento, 57% dizem que estes fornecedores são responsáveis pela proteção da automação de marketing, enquanto, 58% consideram que um terceiro deve proteger softwares comerciais.
Eis a verdade: a proteção de dados na nuvem é uma responsabilidade compartilhada. Provedores de serviços de nuvem precisam manter um nível de segurança adequado. Mas não há desculpas para supor que está totalmente seguro. Você é responsável pelas políticas de acesso, boas práticas como o uso de senhas de acesso fortes e as configurações para esse tipo de aplicação.
Mesmo que o seu provedor diga que vai cuidar de tudo e compensar qualquer perda no caso de uma violação (o que é altamente improvável, mas vamos imaginar que seja uma oferta real), pense no que vai dizer aos seus clientes se houver uma violação de informações. Culpar o provedor? Como? Afinal, eles confiaram em sua empresa e ela perderá a credibilidade.
Quando incidentes de violações de dados ocupam os noticiários, as histórias são sempre sobre grandes empresas. No entanto, não pense que seu negócio está seguro. Lembre-se que a razão pela qual fica sabendo de um vazamento de informações, é normalmente por sua dimensão. Grandes organizações têm mais dados para perder, mas pequenos negócios não são menos vulneráveis. De acordo com a pesquisa mencionada anteriormente, 42% das empresas de pequeno e médio porte já passaram por um problema de segurança que afetou seus serviços de nuvem.
Quer saber mais sobre os resultados dessa pesquisa? Baixe nosso relatório “Growing businesses safely: cloud adoption vs security concerns” (PDF).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEid6Y_b9_SB-H3ohb_LWEIZg0Iq2sSB8TFmxx9KLW_1Wg061J1kRXYspWB6BllgAeUfFFMeddzGnGM6D7GY_uBUks2Q6NfC01RwEARUuP8NYPLM4bnOKKhZw6XbxLk3Wor9kN-xUGClizo/s320/breach-responsibility-1024x672.jpg)
Você pode pensar que esses aspectos de segurança são responsabilidade dos provedores de serviços na nuvem. Infelizmente, ao utilizá-los, o compromisso com a proteção de dados não é transferido para terceiros. Mesmo que a ferramenta prometa mecanismos excelentes de segurança, seus funcionários podem atrapalhar a eficácia por algum engano ou negligência.
A raiz do problema está no desentendimento sobre quem é responsável por proteger aplicações ou serviços de nuvem. De acordo com nossa pesquisa, 59% das empresas de pequeno a médio porte pensam que os provedores precisam cuidar dos arquivos em locais de compartilhamento, 57% dizem que estes fornecedores são responsáveis pela proteção da automação de marketing, enquanto, 58% consideram que um terceiro deve proteger softwares comerciais.
Eis a verdade: a proteção de dados na nuvem é uma responsabilidade compartilhada. Provedores de serviços de nuvem precisam manter um nível de segurança adequado. Mas não há desculpas para supor que está totalmente seguro. Você é responsável pelas políticas de acesso, boas práticas como o uso de senhas de acesso fortes e as configurações para esse tipo de aplicação.
Mesmo que o seu provedor diga que vai cuidar de tudo e compensar qualquer perda no caso de uma violação (o que é altamente improvável, mas vamos imaginar que seja uma oferta real), pense no que vai dizer aos seus clientes se houver uma violação de informações. Culpar o provedor? Como? Afinal, eles confiaram em sua empresa e ela perderá a credibilidade.
Quando incidentes de violações de dados ocupam os noticiários, as histórias são sempre sobre grandes empresas. No entanto, não pense que seu negócio está seguro. Lembre-se que a razão pela qual fica sabendo de um vazamento de informações, é normalmente por sua dimensão. Grandes organizações têm mais dados para perder, mas pequenos negócios não são menos vulneráveis. De acordo com a pesquisa mencionada anteriormente, 42% das empresas de pequeno e médio porte já passaram por um problema de segurança que afetou seus serviços de nuvem.
Quer saber mais sobre os resultados dessa pesquisa? Baixe nosso relatório “Growing businesses safely: cloud adoption vs security concerns” (PDF).
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