Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Kaspersky descobre vulnerabilidade desconhecida no Windows

Geralmente, você precisa mostrar as novas vulnerabilidades para as soluções de segurança, mas, às vezes, são as tecnologias da Kaspersky Lab que nos mostram os novos 0-Day. Esse é exatamente um desses casos. Nossa tecnologia de Prevenção Automática contra Exploits detectou recentemente um novo tipo de ciberataque que tentou utilizar um exploit até então desconhecido em uma brecha de sistema operacional que ainda não havia sido descoberta.

Ao analisar o caso, nossos especialistas descobriram que a vulnerabilidade estava no win32k.sys, um arquivo do Driver Win32. A equipe informou imediatamente a Microsoft sobre o problema para que seus peritos pudessem elaborar rapidamente um patch de segurança. Em 9 de outubro, revelaram a existência da vulnerabilidade e publicaram uma atualização correspondente que, dentre outras coisas, corrigiu a CVE-2018-8453.


O quanto era perigosa?

Malware exploraram essa vulnerabilidade para conseguir privilegios suficientes para persistir no computador de uma vítima. Assim, potencialmente, a vulnerabilidade é realmente muito perigosa – pode dar o controle sobre o seu computador para criminosos. De acordo com nossos especialistas, visou o máximo de diferentes versões possíveis do sistema, incluindo o Windows 10 RS4.

Nossas soluções detectaram diversos ataques que utilizaram essa vulnerabilidade. A maioria das vítimas no Oriente Médio. Nossa equipe tem certeza de que foi um ataque direcionado muito preciso. No entanto, após a divulgação, o número de casos desse tipo pode aumentar.

Mais informações sobre os detalhes técnicos do ataque estão disponíveis neste post do Securelist.

Como se proteger?

  • Instale a atualização da Microsoft imediatamente – que pode ser encontrada aqui.
  • Atualize regularmente o software utilizado na sua empresa para as versões mais recentes.
  • Utilize produtos de segurança com funcionalidade de verificação de vulnerabilidades e gerenciamento de patches para automatizar processos de atualização.
  • Use uma solução de segurança robusta equipada com funcionalidades de detecção baseadas em comportamento para uma proteção efetiva contra ameaças desconhecidas, incluindo exploits de dia zero (0-day).
Várias das nossas tecnologias detectam o exploit dessa vulnerabilidade de 0-day. A primeira é o mecanismo avançado antimalware e de sandbox da plataforma Kaspersky Anti Targeted Attack (solução feita especificamente para proteção contra ameaças APT). A segunda, a Prevenção Automática contra Exploits, é um subsistema integral do nosso Kaspersky Endpoint Security for Business.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kaspersky - Parceiro em destaque

400

+400 milhões de pessoas e 240 mil empresas no mundo inteiro

200

+200 prêmios de prestígio

27

anos líder em segurança

21

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo