Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Passagem de graça? Cuidado com o golpe!

Você conhece o ditado: “Em time que está ganhando não se mexe”. Os cibercriminosos parecem levar a sério esse provérbio, já que continuam usando os mesmos golpes de sempre – e nunca param de encontrar vítimas. No ano passado, as mídias sociais foram inundadas em todo mundo com compartilhamentos de promoções falsas de companhias aéreas. Falamos sobre o assunto naquela época, mas conforme nos aproximamos da próxima temporada de férias, os mesmos posts voltaram a aparecer, com diferenças muito pequenas.

Sorteios falsos

Passagens aéreas custam um bom dinheiro, por isso a ideia de garantir duas sem nenhum custo parece ótima. De vez em quando, as próprias companhias sorteiam bilhetes, o que traz uma camada de autenticidade para esse tipo de golpe. Os cibercriminosos exploram essa situação com sorteios falsos e, este ano, adicionaram o WhatsApp ao repertório e aumentaram a gama de “premiações”. Agora você pode ganhar, além de passagens aéreas, pares de tênis, cartões de presente e muito mais. Se os prêmios não são reais, os cibercriminosos podem oferecer o que quiserem, não é mesmo?

A companhia aérea russa Aeroflot recentemente alertou usuários sobre mensagens de WhatsApp falsas que ofereciam a chance de embolsar alguns bilhetes grátis. Mensagens idênticas começaram a aparecer também em nome da British Airlines e outras empresas.


Ao clicar no link para receber as passagens prometidas, o usuário é convidado a responder três perguntas simples sobre a companhia: se já a utilizou em alguma viagem, se ficou satisfeito com o nível do serviço e se a recomendaria para amigos e família.

Quando termina de responder o breve questionário, é solicitado o compartilhamento de um link com três dos seus contatos do WhatsApp. Comentários falsos na página deixam o golpe ainda mais autêntico. Depois do envio da mensagem para os três amigos, o usuário iludido é redirecionado para um site parceiro no qual encontrará outra pequena enquete com um “prêmio valioso” em anexo, ou uma tentativa de phishing ou mesmo um malware.

Golpes desse tipo são divulgados em nome de várias empresas (sem seu conhecimento, obviamente) e usuários de mídias sociais e de mensagens instantâneas em todo o mundo continuam os enviando e compartilhando tanto no WhatsApp quanto no Facebook.

Você pode não ganhar mas também não precisa perder

Você já deve estar ciente agora de que essas mensagens são falsas. Mas para garantir que não vai cair em outro esquema parecido, não deixe de seguir essas simples regras:

  • Utilize uma dose saudável de ceticismo quando se deparar com ofertas online muito generosas.
  • Se uma promoção parece legítima, entre em contato com a empresa para esclarecer os termos da promoção. Você só deve clicar em links ou inserir dados pessoais se a companhia confirmar tudo diretamente.
  • Não compartilhe informações não confirmadas com amigos e conhecidos.
  • Use uma Kaspersky Total Security solução de segurança confiável Kaspersky Total Security com proteção antiphishing. Qualquer tentativa de mudança para um site falso será bloqueada, impedindo que os cibercriminosos acessem seus dados valiosos.
Créditos: Kaspersky BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo