Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Vírus do ‘negão do Whats’ inferniza usuários brasileiros

Um novo vírus está causando estragos nos smartphones dos brasileiros. Descoberto semana passada, o blackmamba.js troca todos os ícones do celular por imagens do famoso “negão do WhatsApp”, personagem muito conhecido no país.


O black mamba foi identificado pelo pesquisador nigeriano Negori Duzap, que recebeu uma mensagem de um amigo brasileiro. O texto dizia “Veja que coisa incrível esse sujeito! Aposto que você nunca viu algo assim”. Ao clicar no link, o usuário é levado a baixar um aplicativo chamado negon.apk, que imediatamente troca todos os ícones do sistema operacional Android por imagens do “negão do Whats“, assim como a tela de fundo e todos os contatos.

“É muita sacanagem”, comentou uma vítima no Twitter. “Fui ligar para minha esposa e lá estava a foto do negão. Assim fica difícil”, disse. “Nunca vi nada parecido!”, afirmou a socialite Francisca das Dores em outra rede social. “Se você não puder mais acreditar no WhatsApp, vai acreditar em quem?”, reclamou.

Além da substituição das imagens, o malware envia mensagens de WhatsApp para todos os contatos da vítima, aumentando o alcance do vírus. Como o envio é feito por alguém na lista de contatos, a chance de ser clicado é bem maior. “É um engenhoso esquema de engenharia social”, afirma Duzap. Para ele, quem criou o malware deseja tornar o “negão do Whats” famoso mundialmente. “Deve ser algum brasileiro querendo exportar um meme genuinamente nacional para o mundo”.

Para se proteger de vírus assim, é recomendável não confiar em qualquer link enviado, mesmo por conhecidos, e utilizar uma boa solução de segurança, como o Kaspersky Total Security para Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo