Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Como se preparar para a internet do futuro?

No começo de outubro, Blade Runner 2049 foi lançado e aclamado pela crítica. A sequência da obra-prima de ficção científica de 1982 de mesmo nome inclui diversos elementos de seu predecessor – Andróides, hologramas e carros voadores. O filme oferece uma visão distinta de um futuro distópico no qual a tecnologia que pensávamos que seria útil se torna um problema.


Ainda bem que o futuro retratado em Blade Runner tem como objetivo chocar e não ser verossímil. Devemos esperar mais de nossas tecnologias e suas inovações. Se os avanços dos últimos anos forem um sinal do que foi imaginado na ficção, realmente temos muito pelo o que esperar.

Discutiremos alguns dos avanços mais promissores que possuem potencial para moldar o mundo.

Aprendizado de máquina

Um dos assuntos mais discutidos e menos entendido é o aprendizado de máquina. Em seu cerne, é produto de tecnologias de inteligência artificial que por meio de dados e feedbacks possibilita o aprendizado e adaptação de um computador, por exemplo. Ele também é um elemento fundamental da detecção antivírus da Kaspersky Lab. Chamamos nossa abordagem de HuMachine: ao combinar dados, aprendizado de máquina e a expertise de analistas, criamos os mais refinados sistemas de monitoramento e protocolos de detecção.

Aprendizado de máquina é especial porque permite a computadores prever melhor e planejar-se para problemas ao fornecerem soluções inteligentes e se manter em evolução e constante aperfeiçoamento. Considere o ataque DDoS Dyn, que paralisou a Internet por horas. A aplicação de aprendizado de máquina no Dyn diminui bastante o escopo do ataque, pois o algoritmo aprendeu, segundo a segundo.

Quanto mais a rede era atacada com dispositivos IoT escravos, melhor se tornava na identificação e defesa da ameaça. O HuMachine da Kaspersky e ferramentas de detecção de malware funcionam de forma similar. Verificam arquivos e os comparam com de malwares conhecidos, vírus e outros códigos. Identificamos e organizamos a melhor parte dos códigos maliciosos dessa forma, por isso, nosso algoritmo de aprendizado de máquina fica mais esperto a cada dia.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT, sigla em inglês) é um nicho em expansão.  Dispositivos conectados terão protagonismo em nossas vidas. Atualmente, os de uso diário já estão conectados, e, dessa forma, conectados a nós por meio de nossos dispositivos de uso pessoal. Por meio dessa interconexão, a IoT deveria ser algo para nos tornar cada vez mais eficientes e seguros.

Mas esses dispositivos também têm o poder de nos tornar menos protegidos. Os IoT trazem problemas de privacidade, e novas formas de ataques os estão usando para propósitos nefastos (novamente, o Dyn pode ser o exemplo mais conhecido, porém não único). Na verdade, nossa pesquisa recente mostra que ataques DDoS estão tendo impacto amplo, inclusive, no âmbito empresarial.

Proteger, manter e melhorar a performance dos dispositivos IoT será o grande desafio da nossa época, pois impactará diretamente o papel dessas tecnologias em nossas vidas.

Carros autônomos

Os carros autônomos estão relacionados à revolução dos IoT, à expansão da performance da Internet e disponibilidade e maturidade do aprendizado de máquina. Aperfeiçoar veículos autônomos pode ser o desafio de tecnologia mais audacioso da nossa geração, um casamento com nossas soluções tecnológicas mais avançadas para gerar economia de tempo, transporte e segurança.

Segurança representará o teste decisivo para carros autônomos em um futuro (próximo). Como manteremos motoristas e passageiros seguros, como reconciliaremos os problemas morais associados com os incidentes da natureza e do homem, e como prevenimos que malfeitores explorem fraquezas que podem compromete nossos veículos “autônomos”? Esses estão entre os desafios mais problemáticos que teremos de enfrentar.

Outras previsões fantásticas

Como você deve saber, a Kaspersky Lab está celebrando seu aniversário de 20 anos. Como parte da comemoração, desenvolvemos um novo projeto chamado de “Terra 2050”, plataforma multimídia na qual delineamos as previsões de futurologistas notórios e pesquisadores da KL. O site já contém dezenas de informações sobre como a tecnologia irá continuar a mudar nossas vidas nos próximos 30 anos.

Quais são suas previsões sobre como a tecnologia impactará nossas vidas no futuro? E como podemos nos preparar para um mundo ainda mais conectado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo